Santo Antônio de Lisboa e AÇOR

Saudações!

Esse final de semana, como já tinha escrito, foi a AÇOR, Festa da cultura açoriana! E eu e a Dani fomos! E foi muito legal!

Os açorianos vieram do arquipélago dos Açores (Portugal) para o Brasil com o incentivo da coroa portuguesa em 1617 para colonizar, isso tudo se intensificou no séc XVIII e XIX, eles se espalharam pelo Brasil, principalmente em SC.

Várias cidades de SC tem descendentes de açorianos. Floripa é um dos lugares onde você mais observa características da cultura açoriana em edificações, danças, comidas tipicas, costumes e até no nosso lindíssimo sotaque cantadinho! 

Vamos a festa! No sábado, ela iniciou no centro e teve um desfile muito legal com uma banda marcial e cantorias com boi de mamão, maricota e bernúncia! Eu fiz panfletagem, e como é triste quando alguém recusa seu panfleto!

Ai fomos pra Santo Antônio de Lisboa que é um bairro lindo e que é o berço dos manézinhos de Floripa (juntamente com Ribeirão da Ilha) eu diria. Lá tem a primeira rua calçada do estado, pra nosso imperador D. Pedro II passar quando ele deu um role aqui. Tem um azulejo na entrada do bairro que ta escrito:

“Em 11 de janeiro de 1968 foram concedidas as primeiras sesmarias desta terra ao padre Matheus de Leão e a algumas famílias portuguesas.

Em 1748 vieram os açorianos em grande número para ocupar e garantir o território.

Foi elevada à categoria de Freguesia, por D. João V, em 27 de abril de 1750 com o nome de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida.

Em 1948 recebeu o nome atual, Santo Antônio de Lisboa.

Sua riqueza cultural é o resultado da vida, trabalho e costumes dos carijós, portugueses, africanos e tantos outros mais que, até hoje, aqui constroem um modo de vida simples, fraterno e hospitaleiro. “ 
(http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/08/santo-antonio-de-lisboa-floripa.html)

Não preciso mais falar nada né? Lindinho!

Lá tava tudo decorado, tinha diversos stands de vários lugares de SC/RS/SP com artesanato de argila, renda, tecido, tudo lindo! E tinha O almoço pra quem gosta de peixe e de pirão ou seja, eu ! A primeira rua calçada tinha uma feirinha que eu comprei um fantoche lindo de bruxa (bem Floripa) e um colar de pedrinha que me escolheu (você não escolhe a pedra, ela que te escolhe, segundo o cara lá)… Tinha uma barraquinha de antiguidades com umas câmeras antigas muito legais!

Nós também tiramos fotos supostamente vestidos de açorianos, bem lindos. E por último, quer indicar um lugar lá em Sto Antônio: Casa Açoriana Artes e Tramóias. É maravilhoso. Fica ai o site: http://www.casaacoriana.com.br/

ricos
ricos

Igreja linda de Santo Antonio
Igreja linda de Santo Antonio
coisinhas
coisinhas
<3
Fantoches maneiros
Fantoches maneiros
Rua de D. Pedro II
Rua de D. Pedro II
Casa Açoriana
Casa Açoriana
Boi de mamão
Boi de mamão
EEEE
EEEE
A rica e a pobre
A rica e a pobre
fake
fake
A câmera legal que eu falei
A câmera legal que eu falei
Maricota
Maricota
Dancinhas
Dancinhas
açorianos
açorianos
hipsters
hipsters
k k k
k k k
Dani criando um conceito
Dani criando um conceito
eu imitando a noviça
eu imitando a noviça
Eu e Dani de boa
Eu e Dani de boa

Rindo que nem retar
Rindo que nem retar

Bejs, Julia

Anúncios

2 comentários sobre “Santo Antônio de Lisboa e AÇOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s